Seja Bem-vindo! Faça parte da nossa família, associe-se aqui!

Área de Associados

Sobre Carlo Acutis

História

Nascido em Londres em 1991 e tendo vivido em Milão, Carlo faleceu em 2006 em Monza de uma leucemia fulminante. Foi declarado Venerável no verão de 2018, e beatificado em outubro de 2020. Em 6 de abril de 2019 seus restos mortais foram transladados para o Santuário do Despojamento em Assis, a pedido do arcebispo de Assis-Nocera Úmbria-Gualdo Tadino, Dom Domenico Sorrentino.

“Tinha uma grande abertura aos outros, sobretudo aos mais necessitados, sem nenhuma distinção de raça ou religião”, afirma o postulador de sua Causa de Beatificação, o jornalista do L’Osservatore Romano Nicola Gori.

Carlo foi sempre um jovem normal, com hábitos semelhantes aos seus pares, amava estudar, jogar futebol e estar com os outros. “Porém – ressalta Gori – descobriu um grande amigo, Jesus. E esse precioso tesouro queria compartilhá-lo com todos, tornando-se assim um apóstolo. Como? Por meio do que mais gostava: tecnologia da informação”.
Em virtude disso, realizou uma exposição sobre os milagres eucarísticos, para compartilhar com todos a alegria de um encontro concreto com Jesus.

“Ele era um gênio – diz Gori – porque mesmo não tendo completado os estudos especializados, era capaz de criar programas de computador melhor que os acadêmicos e de usar as mídias sociais com o objetivo de evangelização e promoção humana”.

Os pilares de sua espiritualidade eram Nossa Senhora e a Eucaristia, que encontrava todos os dias no altar e também na busca pelos pobres. Em casa, pedia para colocar a sobra de comida em recipientes, para então levá-la aos desabrigados locais.

“À noite – conta Gori – ele costumava ir com os pais pelas ruas de Milão, para distribuir cobertores e refeições quentes aos desabrigados”.

Dava a justa medida ao dinheiro e se zangava quando queriam comprar-lhe um segundo par de sapatos. Além disso – acrescenta o postulador – “ele tinha o hábito de juntar as ajudas semanais que lhe eram dadas pela família, para entregá-las aos necessitados da Obra de São Francisco em Milão”.
Entre as tantas histórias, há também aquela sobre os porteiros de alguns imóveis próximos a sua escola. “Quando ele saía de bicicleta de manhã – conta Gori – ele parava para conversar com essas pessoas, sobretudo imigrantes pertencentes a outras religiões”.

E depois tem a história sobre o batismo do empregado  de Carlo,  vindo das Ilhas Maurício, e no centro do processo de beatificação. “O homem – especifica o postulador – declarou que foi convertido por Carlo, a partir do testemunho e da coerência de vida deste jovem, mais do que de palavras”.

Tão logo baixou o hospital, disse aos pais: “Ofereço os sofrimentos que deverei sofrer ao Senhor, pelo Papa e pela Igreja, para não ir ao Purgatório e ir direto ao céu”. E diante dos sofrimentos, procurava minimizar. “Há pessoas que sofrem muito mais do que eu”, respondia às enfermeiras que lhe perguntavam como ele estava. E acrescentava: “não acorde a mãe que está cansada e se preocuparia mais”.

Fale conosco

Rua Cunha Couto, 339, Centro, Ladário - MS

Redes Sociais

Devotos de Carlo Acutis Brasil

Pe Fábio Vieira

© 2023 | Devotos de Carlo Acutis Brasil

EnglishItalianPortugueseSpanish